CRESS-MA
NOTÍCIAS
Como parte da Campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, o CRESS-MA Apresenta uma Série de Títulos que Tratam sobre a Temática
10 de dezembro de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

 

Biografia negra (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, apresenta até o final de dezembro uma série de títulos e autoras/es negras/os que tratam sobre a temática racismo. Essa ação faz parte da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e tem como objetivo valorizar a cultura e a história da população negra, e toda sua luta e resistência.

 

O título de hoje é “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, da autora Carolina Maria de Jesus, comercializado pela Editoria Ática.

 

Sinopse do livro:

O diário da catadora de material reciclável Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano complexo e vulnerável da favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

 

Sobre a autora:

Carolina de Jesus é, até hoje, considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil. Passou boa parte da vida morando na favela do Canindé, em São Paulo, e sustentando os filhos como catadora de papel, enquanto escrevia diários. Esses diários, depois de publicados, renderam dinheiro e reconhecimento a Carolina de Jesus. É um dos livros brasileiros mais conhecidos no exterior, mas ainda não tão celebrado por aqui.

 

Onde comprar?

 

https://www.saraiva.com.br

https://www.livrariacultura.com.br/

https://www.amazon.com.br/

https://www.travessa.com.br/

 

 

Conheça a Campanha de Gestão 'Assistentes sociais no combate ao racismo' AQUI

 

Acesse o 'CFESS Manifesta' especial da Consciência Negra 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/202