Enviar por e-mailVersão para impressão

Notícias

    CFESS apoia participação da categoria em consulta pública sobre ética em pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais

    Publicado em 27 de agosto de 2015

    O Conselho Federal de Serviço Social, emitiu nota no último domingo (23) em que explica e defende a contribuição da categoria e pesquisadores/as sobre a ética em pesquisas nas ciências Humanas e Sociais. A pesquisa é uma ação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

    Em nota, o CFESS explica que as normativas sobre a ética em pesquisa emergem de um processo de luta em nível mundial e nacional, em face dos abusos e violação dos direitos humanos cometidos contra os sujeitos participantes em nome da pesquisa científica.

    Sob essa perspectiva, assistentes sociais têm fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e políticos direcionados em defesa da ética e dos direitos humanos, podendo contribuir de maneira qualificada para o debate sobre a pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais.

    Leia a nota do CFESS

    Visite também a página de consulta à sociedade

    CFESS Lança nota em repudio a aprovação da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal

    Publicado em 27 de agosto de 2015

    O CFESS publicou nota na última sexta-feira (21) em repudio a aprovação da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal. O texto reitera a posição do conjunto CFESS-CRESS que defende o investimento em políticas públicas para a infância e juventude. Além da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em sua totalidade, inclusive no que diz respeito às medidas socioeducativas para quem comete atos infracionais.

    A publicação ressalta a derrota sofrida na votação na Câmara dos Deputados realizada no dia 19 de agosto onde foi aprovada, em 2º turno, a proposta de emenda à constituição (PEC) 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos, no caso de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

    Apesar da derrota sofrida na Câmara dos Deputados, o Conjunto CFESS-CRESS conclama a categoria de assistentes sociais, juntamente com as entidades e os movimentos aliados a continuar a luta, uma vez que a PEC 171/93 agora segue para o Senado Federal, onde também precisará ser votada e aprovada em dois turnos.

    Folder do CFESS Reduzir a maioridade penal e o aumento do tempo de internação de adolescentes? Sou contra!

    Serviço social diz não à redução da maioridade penal!

Ver notícias anteriores

Agenda

Assembleia Geral Ordinária elegerá delegados para o 44º Encontro Nacional CFESS/CRESS

Publicado em 9 de julho de 2015

assembleia_geralO Conselho Regional de Serviço Social – 2ª Região (CRESS/MA) convoca todos as/os Assistentes Sociais do estado do Maranhão para participarem da Assembleia Geral Ordinária que ocorrerá no dia 06 de agosto de 2015 na sede do CRESS/MA localizado na Rua São João, 121, Centro, São Luís/MA.

A primeira convocação será realizada às 17 horas com a presença de 1/5 dos profissionais inscritos, ativos e em pleno gozo de seus direitos e a segunda às 17h30min com quórum presente. As pautas da assembleia serão:

I – Eleição dos Delegados e suplentes para o 44º Encontro Nacional CFESS/CRESS a ser realizado no Rio de Janeiro (RJ) no período 04 a 07 de setembro de 2015;

II – Informes e outros assuntos de interesse da categoria.

Anuidade 2015: Pratique a profissão de forma regular

Publicado em 5 de julho de 2015

anuidade_2015

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA) – 2ª Região, disponibiliza com o intuito de oferecer comodidade aos/as Assistentes Sociais, as seguintes formas de pagamento da anuidade 2015: Cota única e cartão de crédito.

Pagamento em boleto bancário (internet)

a) O/a assistente social deverá acessar o link

b) Digitar inicialmente a que CRESS seu registro pertence

c) Preencher o campo abaixo com o seu número de CPF

d) Após o procedimento acima, o/a profissional deve clicar em localizar cadastro e digitar data de nascimento e nome da mãe completo

e) Na próxima tela aparecerá os links dos serviços disponíveis, o/a assistente social deverá clicar em consultar débitos e imprimir débitos e gerar o boleto de pagamento.

 

Pagamento por cartão de crédito

a) Para realizar o pagamento da anuidade no cartão de crédito ou débito, é necessário o/a assistente social se dirigir à sede do Conselho localizada na Rua de São João nº 121, Centro, São Luís – MA, no horário de 13h às 19h de segunda à sexta-feira.

Além das possibilidades citadas, os interessados também poderão solicitar o boleto através do e-mail: financeirocressma@gmail.com.

Saiba mais

O pagamento da anuidade é obrigatório a todos/as os/as profissionais INSCRITOS ou que vierem a se inscrever no Conselho. A contribuição anual (anuidade) tem caráter tributário e está prevista no artigo 13 da Lei Federal nº 8.662 de 07 de junho de 1993 e artigo 4.º da Lei Federal 12.514/2011.

“Art. 13. A inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais”.

A categoria de assistente social discute e define esses valores em nível nacional na instância máxima de deliberação do Conjunto, o Encontro Nacional CFESS/CRESS e nos Estados, em Assembleia Geral da Categoria. O valor da anuidade de 2015 do CRESS/MA foi definido na Assembleia Ordinária realizada em 17 de outubro de 2014, aprovado e homologado pelos Assistentes Sociais presentes.

Parceiros

Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 2a região

Rua 13 de Maio, 121, Centro. CEP: 65015-040. São Luís/MA

E-mail: cressma@veloxmail.com.br

Horário de funcionamento: 13h às 19h (segunda a sexta-feira)

Telefone: (98) 3222 7676 | 3232 6029 |3232 2557 | Celular institucional: (98) 8896 9254