Enviar por e-mailVersão para impressão

Notícias

    Conselho Regional de Serviço Social – 2ª Região (CRESS/MA) discute sobre o Código de Ética Profissional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Publicado em 23 de julho de 2014

    CRESS_UFMARepresentado por Edvana Siqueira, Assistente Social Fiscal do CRESS, o Conselho participou na última quinta-feira (17) na disciplina de Ética do curso de Serviço Social sobre uma discussão sobre o Código de Ética Profissional do Assistente Social.

    A parceria do CRESS/MA com as universidades do Estado é importante para que o estudante adquira mais conhecimento sobre o seu registro, a sua inscrição e, principalmente, a atuação do Conselho. Para Edvana Siqueira, “A parceria serve para a aproximação entre o CRESS e as Instituições de graduação em Serviço Social. Deste modo, a partir de discussões, podemos levar aos estudantes conhecimentos sobre o código de ética, o papel do Conselho no que diz respeito à fiscalização do exercício profissional”, disse.

    De acordo com a estudante de Serviço Social da UFMA, Tatiane Lopes, a interação do CRESS com a universidade, é fundamental para que alguns conhecimentos sobre o mercado de trabalho e sua realidade sejam discutidos. “É importante entender, ainda mais, sobre a lei que regulamenta a profissão e, também, sobre o código de ética do Serviço Social. A realidade é que existem instituições que contratam profissionais para atuar de acordo com a ideologia da instituição e não segundo a atuação profissional do Assistente Social. De modo que, a instituição não disponibiliza meios para o profissional exercer suas atribuições descumprindo, em muitas vezes, o seu código de ética”, afirmou.

    Assistente Social participe do abaixo assinado pela aprovação do projeto de lei n.º 5278/2009 - PL piso salarial de assistentes sociais

    Publicado em 23 de julho de 2014

    avazz_servico_socialCom o objetivo de reivindicar a aprovação do projeto de lei n.º 5278/2009, pela Presidência da República, fora criado no Avazz (rede de ativistas para mobilização social global através da internet), uma petição para que os interessados possam alcançar tal objetivo.

    O projeto de lei n.º 5278/2009, atualmente, tramita na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o piso salarial será de R$ 3.720,00. Além disso, os Assistentes Sociais terão direito a uma jornada de trabalho semanal de 30 horas.

    Vale ressaltar que o Conselho Regional de Serviço Social repudia quaisquer atos de desvalorização ao profissional de Serviço Social. Em virtude de descasos e desconsiderações com o trabalho do Assistente Social, o projeto de lei n.º 5278/2009 precisa ser aprovado.

    Sob o ponto de vista de uma sociedade desigual e que, por isso, necessita da intervenção de profissionais do Serviço Social para operacionalizar, implementar e gerenciar políticas públicas e políticas sociais, o Assistente Social tem um papel fundamental na garantia e defesa de direitos sociais de segmentos da sociedade mais fragilizados, tais como: Crianças, idosos, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, dentre outros.

    Diante de todas essas responsabilidades, o profissional de Serviço Social, deve ser valorizado e a aprovação do projeto de lei n.º 5278/2009 torna-se um mecanismo estratégico. De forma que, uma vez aprovado, o projeto garantirá maior estabilidade ao profissional e, consequentemente, maior qualidade no trabalho desenvolvido junto aos segmentos vulnerabilizados da sociedade.

    Para participar do abaixo assinado, clique: http://bit.ly/UqebPZ

Ver notícias anteriores

Agenda

Participe da pesquisa do CRESS/MA para mensurar a qualidade do seu site

Publicado em 1 de julho de 2014

site_CRESS

O CRESS/MA em breve irá reformular o seu site. Para melhor atender às demandas de quem utiliza esse canal, queremos saber sua opinião sobre qual ou quais itens podemos melhorar no nosso portal. Ajude-nos a fazer um canal ainda melhor, participe!

>> Ir para a pesquisa

Convite: CRESS/MA convida assistentes sociais aprovados no concurso do TJMA realizado em 2011 para reunião

Publicado em 17 de junho de 2014

conviteConvidamos os assistentes sociais aprovados no concurso do TJMA realizado em 2011 para uma reunião na sede do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MA) localizado na Rua de São João nº 121, Centro, São Luís – MA, no dia 20 de junho às 9h para tratar de assuntos do interesse dos aprovados.

Parceiros

Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 2a região

Rua 13 de Maio, 121, Centro. CEP: 65015-040. São Luís/MA

E-mail: cressma@veloxmail.com.br

Horário de funcionamento: 13h às 19h (segunda a sexta-feira)

Telefone: (98) 3222 7676 | 3232 6029 |3232 2557 | Celular institucional: (98) 8896 9254