CRESS-MA
NOTÍCIAS
Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão debate sobre a situação atual dos profissionais de Serviço Social no Estado e do cenário político do Brasil
14 de maio de 2015
ASCOM CRESS/MA

ft aberturaCom temática voltada para o debate e ampliação das políticas públicas as quais o Assistente Social está vinculado como trabalhador, o 36º Encontro de Assistentes Sociais iniciou ontem (13), às 9h30min, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária / UFMA, São Luís (MA).

Na mesa de abertura, foi destacada a oportunidade dos profissionais e estudantes em fazer, por meio do evento, uma reflexão sobre o significado do trabalho da categoria no Estado e de como estão sendo enfrentados os desafios da profissão frente ao cenário político, social e econômico do Brasil.

Logo na primeira conferência, foi realizada uma análise da conjuntura da profissão e do cenário político do Brasil e da américa latina onde foi destacada a importância da intervenção do profissional em Serviço Social no atendimento à população e na formação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso a direitos como, por exemplo, saúde, educação, lazer e habitação.

Para o conferencista João Paulo Rodrigues, membro da secretaria Geral do MST, o principal problema relacionado às Políticas Públicas, está na formulação de estratégias que deem conta de solucionar os vários problemas que existem no campo e na cidade. Desafio que não é apenas dos estados e municípios, mas também da participação popular.

“A principal tarefa do assistente social vai em direção a construção da participação popular e, obviamente, permitir que na execução da política pública exista essa participação. Não devemos permitir que a iniciativa privada assuma a agenda das políticas públicas, garantindo que o estado esteja presente”, ressaltou João Paulo Rodrigues.

Na segunda conferência, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maria Dalva Horário palestra sobre “Projetos societários, atribuições e competências dos assistentes sociais nas políticas públicas”, foi destacado a inserção dos assistentes sociais nas políticas públicas, vinculação a projeto de classe e compromisso com os usuários atendidos por esses profissionais.

Para Ana Margarida Barbosa dos Santos, Presidente do CRESS/MA, o fortalecimento e ampliação dos direitos contidos nas políticas públicas, se dá a partir do fortalecimento da luta mais amplas dos trabalhadores, do conhecimento sobre as políticas púbicas e do compromisso ético político do Serviço Social.

“Além da luta pelos trabalhadores, deve ocorrer a apropriação através de conhecimentos das políticas públicas. Quando conhecemos o trabalho que fazemos, podemos intervir de forma qualificada. A partir disso, o 36º Encontro proporciona o aprofundamento da discussão dessas políticas, das contradições e dificuldades que os profissionais encontram no dia-a-dia como, por exemplo, no enfrentamento das demandas institucionais que por vezes são confundidas como demandas profissionais”, disse Ana Margarida Barbosa dos Santos.

O 36ª Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão é realizado com o tema “Projetos societários, atribuições e competências do Assistente Social nas políticas públicas” e é promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA) e conta com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).