São Luís sediará o curso Ética em Movimento 2014.2 realizado pelo CRESS/MA
7 de agosto de 2014

web_etica_movimento2O Conselho Regional de Serviço Social – 2ª Região (CRESS/MA) realizará nos dias 22, 23, 29, 30 de agosto e 12, 13 de setembro o curso Ética em Movimento 2014. As inscrições deverão ocorrer na sede do CRESS/MA (Rua São João nº 121, Centro, São Luís – MA) a partir do dia 11 de agosto ou enquanto houver vagas. Com o objetivo de estimular a reflexão coletiva sobre a ética e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociais de maneira a contribuir com a qualificação dos profissionais de Serviço Social.

Para a ex-participante do curso Ética em Movimento, Jercenilde Cunha Silva, Assistente Social, com atuação profissional na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS na área da Gestão do SUAS e Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, o curso é uma profunda de reflexão a respeito da prática profissional e dos seus desafios cotidianos. “Participei do Curso Ética em Movimento na 2ª Turma de Formação de Multiplicadores oferecida pelo CFESS em 2002. O debate da Ética nesse curso, possibilita aos participantes aprofundar e revisitar conceitos, questionar valores e construir novas alternativas que viabilizem a democratização das instituições onde estamos inseridas/os e do acesso dos usuários às políticas públicas, objeto de nossa intervenção profissional. Vale registrar que esse revisitar e debater a pratica à luz dos princípios éticos discutidos no Curso Ética em Movimento oxigena, de forma substancial, a prática profissional dos assistentes sociais participantes do curso”, afirmou.

Um dos atrativos do curso é o corpo de professores, nessa primeira turma a participação da Profª Drª Marina Maciel Abreu, Profª Msc Leidinalva Batista e da Profª Drª Cristiana Costa Lima, estão confirmadas. Também participarão do curso, Milena Lima (Assessora Jurídica do CRESS), Lucilene Guimarães (Assistente Social Fiscal e Mestre e Assistente Social) e Diana Jardim (mestranda).

O curso é composto por quatro módulos, o primeiro é denominado Ética e Sociedade e possui carga horária de 8h. O segundo módulo é o de Ética e Práxis Profissional e conta com carga horária de 16h. Já, o terceiro módulo é o de Ética e Direitos Humanos e, também, conta com carga horária de 16h. Por último, o quarto módulo que é o de Ética e instrumentos processuais e possui 8h. O valor da inscrição será de R$ 30,00 para profissionais adimplentes com o Conselho e de R$ 50,00 para os demais. O curso tem duração de 48 horas. Essa será a primeira turma de 2014. Em 2013, foram três turmas: São Luís, Imperatriz e Caxias.

A práxis profissional do Serviço Social pressupõe dois elementos cruciais e complementares, a reflexão crítica que por sua vez permite a realização de uma intervenção ético-política. Considerando a relevância de tais elementos para a profissão, o CFESS/CRESS desenvolve o Projeto “Ética em Movimento” determinado a ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, de maneira a reafirmar e fortalecer o compromisso da profissão com os trabalhadores ao mesmo tempo em que possibilita a atualização do conhecimento da categoria em torno de uma temática rica, profícua e necessária ao cotidiano profissional.

Portanto, o Curso “Ética em Movimento” se justifica enquanto proposta concreta do conjunto CEFESS/CRESS posto que permite a atualização dos conhecimentos em torno do debate sobre a Ética na profissão, além de qualificar a ação profissional de forma que os assistentes sociais desenvolvam suas atividades em sintonia com o Código de Ética Profissional, a partir da assimilação do seu conteúdo histórico, crítico e político, para além da formalidade profissional.

março
25 26 27 28 29  1   2