Seminário informa e potencializa o debate sobre a realidade dos profissionais de Serviço Social que atuam na área da saúde em São Luís/Ma
27 de outubro de 2014

DSC02269 copiar - Copia

Os Assistentes Sociais do Maranhão que atuam na área da saúde tiveram a oportunidade de se informar e de debater sobre temas proeminentes sobre a sua realidade profissional em São Luís/Ma, através do Seminário de Serviço Social, Saúde e Atribuições Profissionais que ocorreu na última sexta-feira (24).

O evento aconteceu no Auditório do Hospital Universitário Materno Infantil (Centro, São Luís), e a programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Com as inscrições gratuitas, o Seminário, contou com palestras e mesas redondas. Entre os palestrantes estavam, Maurílio Castro de Matos, Presidente do CFESS e as Agentes Fiscais do CRESS-MA, Lucilene Ferreira Cerqueira Guimarães e Edivana Valéria Rosa Siqueira.

Na mesa redonda da manhã, Lucilene Ferreira Cerqueira Guimarães e Edivana Valéria Rosa Siqueira, falaram sobre o perfil dos Assistentes Sociais da saúde, em São Luís/MA a partir do trabalho pedagógico da fiscalização realizado em 2013 e 2014. Já, Maurílio Castro de Matos, discorreu sobre os desafios do Serviço Social na saúde e as atribuições dos profissionais.

No período da tarde, Maurílio Castro de Matos, durante a mesa redonda, discorreu sobre a seriedade dos instrumentais técnico operativos do Assistente Social na saúde e o sigilo profissional. Segundo ele, as realidades apresentadas no Maranhão são semelhantes aos outros estados brasileiros. “A realidade do Maranhão, me parece incomum com o Brasil inteiro. Os assistentes sociais tem enfrentados impactos da privatização da política pública, pois existe uma intensificação no trabalho com o aumento de demandas e enxugamento no quadro desses profissionais”, disse.

Sob esse ponto de vista, Maurílio Castro de Matos, ainda ressaltou a importância de encontros com o objetivo de disponibilizar e intensificar o debate sobre a realidade dos profissionais na saúde. “O CRESS/MA está de parabéns, porque conseguiu fazer uma devolutiva dos dados colhidos. Por isso, esse encontro é muito importante, pois se dá a partir do retorno das ações de fiscalizações do CRESS sobre as condições éticas e técnicas de trabalho do Assistente Social”, afirmou.

De acordo com Ana Margarida, presidente do CRESS/MA, as ações de fiscalização tem papel fundamental para o fortalecimento da profissão. “O evento mostrou que além da função precípua de identificar irregularidades, corrigir falhas e fazer com que o exercício profissional seja ético e exatamente como determina o ordenamento jurídico, a Fiscalização possui, também, um importante papel pedagógico no sentido de levar conhecimento e potencializar aprendizados. Por meio desse diálogo, os Assistentes Sociais podem identificar, corrigir e verificar quais estratégias podem ser tomadas no sentido de corrigir os eventuais erros”, ressaltou.

DSC02292 - CopiaSob a perspectiva de contribuir para o conhecimento da realidade do profissional no Estado e, consequentemente, fortalecer a profissão, a agente fiscal do CRESS/MA, Lucilene Guimarães ressaltou a importância dessa atividade. “As ações são valiosas para colher dados relevantes, como por exemplo, condições de trabalho, formação profissional entre outros. Portanto, ao tabular os instrumentos, há um mapeamento da realidade dos profissionais no Maranhão. Deste modo, as informações obtidas servem de subsídios para a tomada de ações do Conselho”, disse.

Para a participante, Cristiane Nogueira da Cruz Silva, Assistente Social que atua na UTI Neonatal do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), “o evento serve, em primeiro lugar, para mostrar as ações da fiscalização do Conselho e evidenciar o papel pedagógico e a luta por melhores condições de trabalho”, afirmou.

Portanto, o Seminário de Serviço Social, Saúde e Atribuições Profissionais ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades que norteiam a atuação, os profissionais buscam, no seu atendimento, ampliar e garantir o acesso aos serviços de saúde para uma população que cada vez mais precisa. Por esses motivos, o Conjunto CFESS/CRESS luta a favor do SUS completamente público estatal.