CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Direitos humanos em pauta: CFESS é candidato nas eleições do CNDH
27 de outubro de 2026
ASCOM CRESS/MA

maior_WhatsApp Image 2026-10-27 at 15.41.24Arte: CFESS

 

Nesta semana, nos dias 28 e 29 de outubro, o CFESS será candidato às eleições do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), nas vagas reservadas para a sociedade civil. Afinal, é compromisso de assistentes sociais a defesa intransigente dos direitos humanos, conforme preconiza o Código de Ética da categoria e a atuação profissional do Serviço Social.  
 
“Nossa profissão tem um projeto ético e político que está a serviço e ao lado da diversidade da classe trabalhadora. É princípio ético do Serviço Social o enfrentamento a todo e qualquer tipo de opressão e exploração e, buscamos fazer isso, cotidianamente nos mais variados espaços que ocupamos como trabalhadoras(es)”, destaca a conselheira do CFESS Iara Fraga. 
 
O processo eleitoral será com posto por duas etapas: a primeira, no dia 28/10, quando as entidades habilitadas poderão apresentar suas candidaturas e fazer a defesa pública. A segunda fase, no dia 29/10, as entidades eleitoras poderão realizar a votação, por meio de link eletrônico. 
 
O que CFESS tem a ver com isso? 

A conselheira do CFESS Liliane Caetano explica que a categoria trabalha no sistema prisional, no socioeducativo, nas unidades básicas de saúde, na saúde indígena, na saúde mental, nos ambulatórios trans, na garantia do direito à moradia, nos Cras, Creas e Centros Pop e em outros espaços que compõem a política de assistência social.  
 
“Também estamos garantindo o direito à educação básica de crianças e adolescentes nas escolas públicas, no controle social através dos conselhos de direitos, no enfrentamento ao feminicídio, na garantia do direito à arte e à cultura e em tantas outras estradas marcadas pela violação dos direitos humanos ainda presentes nessa sociedade”, enfatiza Iara.  

 

Por isso, o CFESS apresentará candidatura ao CNDH, com a representação da assistente social LGBT, negra, nordestina, Francisca Sena, com trajetória junto ao movimento de mulheres, ao trabalho e incidências junto ao sistema prisional e à construção da Agenda Pelo Desencarceramento dentro e fora do país, bem como no trabalho com os povos dos campos, das águas e das florestas. 

 

Mais informações disponíveis pelo perfil do CNDH no Facebook    

AGENDA CRESS-MA
novembro
D S T Q Q S S
 1   2   3   4   5   6   7 
 8   9   10   11   12   13   14 
 15   16   17   18   19   20   21 
 22   23   24   25   26   27   28 
 29   30 
SIGA O CRESS-MA