Encontro Descentralizado da Região Nordeste é realizado em São Luís, MA
10 de agosto de 2016

São Luís sediou nos dias 6, 7 e 8 de agosto o Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS da Região Nordeste. O evento reuniu os CRESS da região com o intuito de avaliar as propostas do planejamento realizado em 2014 pelo Conjunto CFESS/CRESS. Posteriormente as avaliações serão realizadas no encontro nacional do Conjunto, que acontecerá em setembro no Mato Grosso.

Veja como foi à abertura do Encontro Descentralizado

Durante o evento, os/as profissionais avaliaram propostas em sete Eixos de Discussão (Eixo Administrativo Financeiro; Eixo Comunicação; Eixo Fiscalização do Exercício Profissional; Eixo Formação Profissional; Eixo da Seguridade Social; Eixo Ética e Direitos Humanos; Eixo Relações Internacionais). A partir de cada eixo, as deliberações do Encontro Nacional de 2014 foram avaliadas, proporcionando uma visão ampliada do cumprimento das propostas que foram colocadas.

Josiane Santos, Conselheira do CFESS, destacou que a metodologia de trabalho do Conjunto implantada em 2014, foi aprovada nesta fase tendo em vista que mais de 50% das deliberações propostas haviam sido cumpridas segundo os critérios estabelecidos para fazer a contabilidade. “O encontro regional serviu para nos fortalecer pela capacidade que ele teve de demonstrar o cumprimento e a avaliação da agenda do ponto de vista do cumprimento das deliberações que nos propomos a fazer. Isso fortalece as gestões e nos dá a sensação que não estamos investindo tempo e nossa militância em vão apesar de todas as dificuldades da conjuntura. Dessa forma, o encontro é importante para que a gente possa ver o saldo positivo para nos fortalecemos e continuarmos a fazer as coisas que precisam ser feitas”, disse.

Avaliações
Nazarela Rego Guimarães, Conselheira do CFESS, destacou a nova metodologia de trabalho do Conjunto CFESS/CRESS que foi dividida em três partes: planejamento (2014), monitoramento (2015) e a avaliação que aconteceu em 2016. “Tivemos um grande acerto com relação à metodologia em que estamos trabalhando, pois podemos pensar o que foi realizado a partir da sistematização das informações de maneira quantitativa e, principalmente, qualitativa, pois, podemos ver quais foram as dificuldades encontradas para realizar as deliberações propostas em 2014”, falou.

Andressa Alves, integrante da Comissão de Comunicação do CRESS de Pernambuco,
destacou a importância do Encontro Descentralizado para a socialização de informações e estratégias de ações dos CRESS. “O encontro foi avaliativo e nele podemos ter um balanço das pautas e lutas de cada gestão do Nordeste. De forma que, as socializações dessas estratégias auxiliam bastante a maneira como os CRESS podem conduzir a sua gestão”, disse.

Aberto à categoria de Assistentes Sociais do Maranhão, a reunião do Fórum Regional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI’s) dos Conselhos Regionais de Serviço Social da Região Nordeste, ocorreu no dia 05 de agosto e antecedeu o Encontro Descentralizado da Região Nordeste. Com a temática “O sigilo profissional e a fiscalização do exercício profissional”, palestraram o Prof. Me. Charles Toniolo Sousa (UFRJ) e a Prof.ª Dra. Josiane Soares Santos (UFSE), Conselheira do CFESS.

Charles Toniolo abordou a temática a partir da perspectiva histórico-dialética. O palestrante discorreu sobre a diferença entre segredo e sigilo e, também, sobre a concepção de sigilo na perspectiva do direito a partir da inspiração liberal e positiva. “A escolha do que é sigiloso tem fundo ético-político e tem impacto concreto nas relações de poder” afirmou.

Sob a ótica do Código de Ética dos profissionais de Serviço Social, Josiane Santos, destacou que o sigilo se articula a partir da dimensão do direito do usuário. “A preocupação com a porta fechada não é suficiente para garantir sigilo. Temos que ir muito, além disso, e devemos passar, por exemplo, pela condução e registro do atendimento” falou.

O evento também discutiu sobre os instrumentais de fiscalização que passam atualmente por um processo de revisão. O Sigilo Profissional também será tema no Seminário Nacional Serviço Social e Sigilo Profissional que será realizado em setembro no Mato Grosso.