CRESS-MA Participa de Audiência Pública para Discutir o SUAS
10 de novembro de 2017

20618_evf_8630 (1)

Durante a manhã de hoje, 10/11, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) participou de Audiência Pública para tratar sobre o corte no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pelo Governo Federal e suas consequências para São Luís. O CRESS-MA esteve representado pela sua primeira tesoureira, Margarete Cutrim, que também compôs a mesa da solenidade. Estavam ainda representando o Conselho, a primeira secretária, Josenilde Pereira e a agente fiscal, Lucilene Guimarães.

DSCN1690

A Audiência Pública foi convocada pelo vereador Raimundo Penha e presidida pelos vereadores Sá Marques (PHS) e Ricardo Diniz (PC do B). Participaram com envio de representantes, o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, o Conselho Estadual de Assistência Social, o Fórum dos Trabalhadores da Assistência Social, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, o Fórum Estadual de Entidades de Assistência Social e Fórum de Usuários do Sistema Único de Assistência Social. Estiveram presentes ainda os vereadores Genival Alves (PRTB) e Marquinhos (PRB), e os trabalhadores da Assistência Social do Município de São Luís, que fecharam seus locais de trabalho para lutar pelo futuro da Assistência Social (CRAS, CREAS, Centro Pop, entre outros).

20618_evf_8626

Foram mais de 3 horas de debate onde os presentes puderam conhecer o contexto da Assistência Social no Município de São Luís, apresentado pela Secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande e expor seus pontos de vista sobre o corte orçamentário no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) es suas consequências para cada área de atuação.

DSCN1682

“O CRESS-MA reafirma a sua luta e o seu compromisso com a defesa das Políticas Públicas que contribuem para a qualidade de vida da população, bem como a Seguridade Social brasileira”, Margarete Cutrim. A Conselheira reforça ainda que a Instituição apoia o dia de hoje, de paralisação nacional, que vem chamar a atenção da sociedade para os desmontes do Governo Federal. “Foi desmobilizada toda uma agenda de importantes atividades no CRESS-MA, como a Assembleia Geral Ordinária da categoria, que seria realizada no dia de hoje”, informa a Conselheira.

DSCN1702

Conheça melhor a estrutura mantida pela Semcas

– São 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); três Centros de Convivência (Circo Escola, Casa do Bairro e Vila Luizão), cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dois Centros de Referência Especializado no Atendimento à População em situação de Rua (Centro Pop) Centro e Anil; cinco abrigos executados diretamente, sendo: um Residência Inclusiva para pessoas com Deficiência, um para pessoas em situação rua; um para adolescentes; um para crianças; um Casa de Acolhida Temporária para pessoas adultas e famílias e mais cinco executados indiretamente por instituições conveniadas; um Centro Dia (Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com Deficiência com dependência); um Centro – Dia para criança até 06 anos com microcefalia (em processo de implantação). Além da estrutura física, são desenvolvidos diversos programas e projetos que atenderam mais de 40 mil pessoas em 2016. (Fonte: Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social)

maio