INFORMAÇÕES
CRESS-MA Convida para a I Reunião Ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação de 2018
23 de outubro de 2018

Reunião Ampliada SS na Educação

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) convida as/os Assistentes Sociais e bacharéis em Serviço Social para a I Reunião Ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação do ano de 2018, a ser realizada no dia 12 de novembro de 2018, às 15h, na sede do CRESS-MA, localizada na Rua Hemetério Leitão, nº 196, São Francisco, São Luís – MA (próximo a Igreja Católica do São Francisco).

A reunião ampliada tem como objetivo debater sobre as atribuições e competências das/os Assistentes Sociais nas ações e políticas de assistência estudantil, além de pensar estratégias profissionais que fortaleçam a luta pela educação pública. Foram convidadas/os representantes das/os Assistentes Sociais das instituições públicas de ensino superior de São Luís – MA para realizarem relatos de experiências sobre a inserção do serviço social na politica de assistência estudantil no Maranhão.

A I Reunião Ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação é preparatória para o Seminário Nacional “O Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Estudantil” que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, em Cuiabá-MT. O seminário é organizado pelo CFESS e CRESS-MT e tem como objetivo refletir sobre a atuação de assistentes sociais na assistência estudantil e seus desafios na atual conjuntura de regressão dos direitos da população, atendendo a demanda das/dos Assistentes Sociais de base que deliberaram durante o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em Brasília – DF, a realização de um Seminário Nacional sobre a inserção profissional nas políticas e ações de assistência estudantil.

Confira a programação completa do Seminário Nacional “O Trabalho do/o Assistente Social na Política de Assistência Estudantil” AQUI.

Importante!

Todos os participantes recebem declaração de participação para apresentarem no seu local de trabalho.

Quanto à participação de estudantes?

As reuniões ampliadas são abertas para estagiários das políticas públicas ligadas ao campo da educação, desde que comprovem a inscrição na disciplina de estágio.

Sobre os programas de assistência estudantil:

O Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que estabelece um forte vínculo entre assistência acadêmica e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Igualmente, o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, projeta, por meio da Meta 12, elevar a matrícula na educação superior da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão, indicando como estratégia a ampliação de políticas de inclusão e de assistência estudantil, dirigidas a estudantes de instituições públicas, de modo a reduzir as desigualdades étnico-raciais e ampliar as taxas de acesso e permanência na educação superior de estudantes egressos da escola pública, afrodescendentes e indígenas e de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, de forma a apoiar seu sucesso acadêmico (BRASIL, 2015).

Central - Agenda Permanente
31  1   2   3   4   5   6