CRESS-MA Realizou Visitas de Orientação e Fiscalização no Município de Barra do Corda-MA
30 de outubro de 2018

WhatsApp Image 2018-10-23 at 17.24.00

Assistentes Socias que participaram da reunião ampliada (foto: arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da conselheira Vanessa Nathália Amorim Silva e da agente fiscal Edivana Valéria Rosa Siqueira, realizou visitas de orientação e fiscalização às instituições que formam o espaço de atuação da/os assistentes sociais no município de Barra do Corda-MA, no período de 22 a 24 de outubro de 2018.

As visitas de orientação fiscalização são realizadas pelas/os conselheiras/os do CRESS-MA, juntamente com as agentes fiscais e tem como objetivo verificar as condições de trabalho e cumprimento da Lei de regulamentação da profissão de assistentes sociais, Lei 8.662/1993, além de prestar orientações sobre as resoluções e demais instrumentos normativos do Conselho.  Entre os vários locais visitados, podemos citar: Hospital Acrísio Figueira, Departamento de Saúde Indígena, Centro de Especialidades, Unidade Prisional, Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, entre outros.

WhatsApp Image 2018-10-23 at 12.45.37

Fachada de umas instituições visitas no municípios de Barra do Corda-MA (fonte: arquivo pessoal)

Durante as visitas, conselheira e agente fiscal realizaram ainda uma reunião ampliada no centro de convivência do Município, na qual participaram 16 assistentes sociais dos diversos campos de atuação existentes em Barra do Corda-MA. Foram pautas da reunião: estágio em Serviço Social, tratando das principais resoluções sobre a temática; condições éticas e técnicas, como lacração de material técnico sigiloso, elaboração de laudos e pareceres técnicos, entre outras. A reunião ampliada é uma das atividades desenvolvidas pelas agentes fiscais nos municípios visitados.

Para a agente fiscal, Edivana Siqueira, as visitas de orientação e fiscalização do exercício profissional das/dos assistentes sociais são de grande relevância para a profissão, pois, são as funções precípuas dos CRESS. “As visitas proporcionam um espaço para que as/os profissionais possam tirar dúvidas sobre o exercício profissional, verificar suas condições de trabalho, etc., dentro das normativas, proporcionando a realização das intervenções quando necessárias”.

28 29 30  1   2   3   4
 26   27   28   29   30   31