CRESS-MA
NOTÍCIAS
40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão Reafirma que Assistentes Sociais estão na Luta Contra o Conservadorismo
17 de maio de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

WhatsApp Image 2019-05-16 at 23.29.58

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plateia presente no 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. (Foto:Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

O 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, com o tema “O Desmonte dos Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no Combate ao Conservadorismo”, terminou na última quarta-feira, 15/05, no Auditório do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMA, São Luís (MA). O evento é organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) ao longo de 40 anos de forma ininterrupta e conta com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Esse ano o Encontro teve o apoio da Universidade Federal do Maranhão e do Departamento do Curso de Serviço Social da referida instituição, além de desenvolver as atividades científicas e culturais articuladas com as Instituições de Ensino Superior (IES’s) de formação presencial no Estado.

 

WhatsApp Image 2019-05-16 at 23.28.08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mística de abertura com alunos da Universidade CEUMA.(Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

Durante os dois dias de encontro, mais de 100 assistentes sociais de diversos municípios do Estado e estudantes do curso de Serviço Social de várias instituições puderam presenciar a discussão sobre a resistência e a luta das/os Assistentes Sociais no Brasil e no Maranhão ao longo de 40 anos. O primeiro dia do evento, 14/05, teve início com a mística de abertura organizada pelas/os alunas/os do curso de Serviço Social da Universidade CEUMA.  Eles realizaram uma crítica à exploração econômica da terra em malefício ao meio ambiente, com a utilização de frases de efeito e apresentação do vídeo público “Reis do Agronegócio”, de autoria de Dandara Andrade.

 

DSC_0806

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa de abertura do evento. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), professora Célia Soares Martins, a conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Lylia Maria Pereira Rojas, a coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, Aurora Miranda, a coordenadora do curso de Serviço Social do Instituto de Ensino de Superior Franciscano, Catiana Sousa, a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade EDUFOR, Cristiane Lima, a coordenadora do curso de Serviço Social do Pitágoras, Lisiane Castro, a coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade CEUMA, Érika Vanessa Costa, a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade do Maranhão, Alzira Ericeira, e o representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO, Gustavo Marques.

 

DSC_0831

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conferência Magna “O Desmonte de Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no combate ao conservadorismo”. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

A manhã do primeiro dia do evento foi marcado pela conferência magna “O Desmonte de Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no combate ao conservadorismo”, ministrado pela professora doutora Alba Maria Pinho de Carvalho, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e coordenada pela presidente do CRESS-MA, Célia Martins. E também pela mesa temática “Assistentes Sociais no Maranhão Resistências e Lutas nos 40 anos: Relatos de experiências”, coordenada pela conselheira do CRESS-MA, Vanessa Nathália Amorim, na qual participaram como convidadas, a professora doutora Lilia Penha, representando o CRESS-MA, a professora doutora Zulene Barbosa, representando o primeiro Sindicato de Assistentes Sociais do Maranhão, e a assistente social Diana Jardim, representando o atual Sindicato de Assistentes Sociais do Maranhão (SASEMA), gestão “Movimento e Luta”.

 

Confira abaixo apresentação e material de apoio da professora Alba Maria de Carvalho:

Apresentação da prof.ª Alba Maria no 40º Encontro de AS

Material de apoio da Prof.ª Dr.ª Alba Maria Pinho de Carvalho

 

A Professora Alba construiu a sua fala sobre quatro aspectos distintos: 1. Contemporaneidade brasileira entre afirmação/reconhecimento jurídico institucional de direitos e o seu perverso desmonte; 2. Crise e golpe 16: um novo ciclo de ajustes em meio ao desmanche da democracia; 3. “Bolsonarismo”: uma perigosa composição do ultraneoliberalismo, do militarismo e do reacionarismo político-cultural; 4. Direitas no governo e o desmonte irresponsável da institucionalidade democrática: a resistência a se impor como exigência inadiável. Professora Zulene ressaltou a importância do encontro de assistentes sociais, “São 40 anos de luta e de organização, de uma categoria que vem construindo seu projeto ético-político, numa relação orgânica com novas formas de lutas, com novas formas ultrassociais”, afirma. Diana tratou sobre o movimento de reabertura do SASEMA, a conjuntura de hoje, as ações que estão sendo realizadas, entre outros aspectos, ressaltou ainda a importância da realização do Encontro de Assistentes Sociais, pois, considera o evento como um espaço de construção coletiva da luta e resistência da categoria profissional. A professora Lilia apresentou a linha do tempo dos quarenta encontros de assistentes sociais do maranhão já realizados, as gestões do CRESS-MA que estavam a frente dos encontros, as temáticas trabalhadas e os locais de realização, associando com os acontecimentos da época no Brasil e no Maranhão.

 

DSC_1017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação de trabalhos do eixo 02: Educação, Trabalho, Direitos Humanos, Sociojurídico, Questão Agrária, Questão Ambiental, Segurança Alimentar, Questão Urbana, Gênero, Raça e Etnia, Movimentos Sociais e outros temas. ( Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

Na tarde do dia 14/05 aconteceram as apresentações de trabalhos do eixo 2: Educação, Trabalho, Direitos Humanos, Sociojurídico, Questão Agrária, Questão Ambiental, Segurança Alimentar, Questão Urbana, Gênero, Raça e Etnia, Movimentos Sociais e outros temas, que foi coordenada pela conselheira do CRESS-MA, Glaucejane Galhardo Cruz de Castilho. Além da mesa redonda “40 anos de Lutas e Resistências no Brasil”, coordenada pela conselheira e primeira tesoureira do CRESS-MA, Arlete de Brito Abreu. Participaram como convidadas/os da mesa, a conselheira do CFESS, Lylia Rojas, a representante da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Mari-Vilma Maia, o representante da ENESSO, Gustavo Marques, a vice – presidente da Associação de Professores da UFMA (APRUMA), professora doutora Ilse Silva e a representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Júlia Iara Alencar Araújo.

 

DSC_1047

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa redonda “40 anos de Lutas e Resistências no Brasil”. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA)

 

Lylia Rojas agradeceu o convite do CRESS-MA para participar do 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão e convidou a categoria a participar dos eventos organizados pelo CFESS. Mari-Vilma Maia informou que a SMDH também comemora em 2019, 40 anos de existência, antes conhecida como sociedade maranhense de defesa dos direitos humanos. A professora Ilse, afirmou que nesses 40 anos, das 20 diretorias que a APRUMA já possuiu, todas tiveram a participação de assistentes sociais e, em alguma gestões, mais de uma profissional. “O serviço social é protagonista no processo de luta, sintam orgulho de ser uma categoria que está presente em todas as lutas pelo brasil”, afirma.

 

O segundo, e último dia do Encontro, teve início às 14h, como apresentação de trabalhos dos eixos temático 01: Educação, Trabalho, Direitos Humanos, Sociojurídico, Questão Agrária, Questão Ambiental, Segurança Alimentar, Questão Urbana, Gênero, Raça e Etnia, Movimentos Sociais e outros temas; eixo temático 04: Saúde; e eixo temático 05: Assistência Social. A mesa foi coordenada pela professora Lilia Penha, que convidou a categoria a se fazer presente no ato nacional em luta pela defesa da educação pública e de qualidade, da previdência e da assistência social, logo após as apresentações.

 

DSC_0926

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mural da resistência. (Foto: Marcela Coelho/CRESSMA)

 

O 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão foi marcado ainda pelo mural da resistência, espaço no qual as/os assistentes sociais e estudantes do curso serviço social puderam escrever uma mensagem sobre o que resistem por mais 40 anos, transformando o mural em uma cápsula do tempo que será novamente exposto na posteridade. Tivemos ainda a exposição da campanha “Assistentes Sociais no Combate do Racismo”, organizada pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-MA, coordenada pela conselheira Vanessa Nathália Amorim, que era composta por mostra de livros, apresentação de dados sobre o racismo no Brasil e também cartazes da campanha de gestão (2017-2020) do CFESS, de mesmo nome.

 

DSC_0869

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição "Assistentes Sociais no Combate ao Racismo". (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020