Como parte da Campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, o CRESS-MA Apresenta uma Série de Títulos que Tratam sobre a Temática
26 de dezembro de 2019

Mulheres, raça e classe

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, apresenta até o final de dezembro uma série de títulos e autoras/es negras/os que tratam sobre a temática racismo. Essa ação faz parte da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e tem como objetivo valorizar a cultura e a história da população negra, e toda sua luta e resistência.

O título de hoje é “Mulheres, Raça e Classe”, da autora Angela Davis, traduzido e comercializado pela Editora Boitempo.

Sinopse do livro:

Considerada a mais importante obra de Angela Davis, o livro traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher. O livro é considerado fundador de uma vertente da teoria feminista chamada “interseccionalidade”. Neste campo, a forma como as categorias sociais se relacionam entre si determina de que forma cada questão deve ser abordada. Por exemplo: os problemas enfrentados por mulheres negras é diferente dos das mulheres brancas, e as brancas ricas não têm as mesmas dificuldades que as pobres.

Sobre a autora:

Angela Davis é filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis. Como ativista, integrou o grupo Panteras Negras e o Partido Comunista dos Estados Unidos. Foi presa na década de 1970 e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha "Libertem Angela Davis". Foi candidata a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Autora de vários livros, entre os quais o clássico “Mulheres, Raça e Classe”, sua obra é marcada por um pensamento que visa romper com as assimetrias sociais.

Investimento:

R$ 54,00 (Editora Boitempo, 248 páginas)

Onde comprar:

www.boitempoeditorial.com.br