Posicionamento da ABEPSS, ENESSO e CFESS em defesa da autonomia universitária
24 de novembro de 2020

FONTE: CFESS

Em nota, entidades repudiam medidas arbitrárias de intervenção na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Imagem mostra ilustração de um papel com uma caneta, sobre um fundo verde com pessoas e o desenho da árvore do Bispo do Rosário. Sobre a arte o título da nota

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Executiva Nacional dos/as Estudantes de Serviço Social (ENESSO) vêm a público manifestar seu posicionamento contrário às medidas arbitrárias de intervenção do governo para a escolha da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ignorando a consulta e opinião da comunidade acadêmica.

Tais medidas contrariam as conquistas democráticas historicamente construídas no campo da autonomia universitária.

Essa ação, no entanto, não faz parte de um movimento isolado, ao contrário, tem sido a prática do projeto bolsonarista de ataque às universidades e ao projeto democrático que legitima e respeita as instâncias decisórias existentes no interior dessas instituições públicas.

Tal postura autoritária, fascista e truculenta tem sido a tônica do projeto ultraneoliberal do governo Bolsonaro que elege, entre outros, a ciência e as universidades, como inimigos de seu governo e tenta, de todas as formas, aniquilar, pela sua política negacionista, o papel fundamental que a ciência e as universidades têm na construção do conhecimento e deste na materialização de alternativas para os males que afligem nossa sociedade, como tem sido o caso do importante papel destas Instituições no avanço de descobertas e vacinas com relação ao novo coronavírus.

Este mesmo ataque foi desferido também contra outras universidades brasileiras, entre elas a UFPB, UFPA, UFPI, UFTM, UNIRIO e demais que têm lutado por garantir as decisões construídas pelas suas respectivas comunidades acadêmicas. Esperamos de assistentes sociais o compromisso ético com a defesa da democracia e em consonância com os referenciais ético-políticos e as bandeiras de luta propostas coletivamente, no âmbito das entidades do Serviço Social.

Apoiamos o posicionamento público do Conselho Departamental do curso de Serviço Social da UFS e conclamamos a comunidade universitária a se manter em mobilização e resistência pela revogação desta decisão autoritária e, assim, reafirmar os anseios da maioria da comunidade universitária em seus processos decisórios.

Não ao golpe na UFS!!!

Não à intervenção bolsonarista!!!

Reitor(a) eleito(a), reitor(a) empossado(a)!!!

Em defesas das conquistas democráticas!!!!

Em defesa da autonomia universitária!!!

Brasília (DF), 24 de novembro de 2020.

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS

Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO