CRESS-MA participa de protesto pelo fim da violência contra a mulher
1 de setembro de 2021

WhatsApp Image 2021-08-31 at 18.14.46

Manifestantes expondo seus cartazes (foto: arquivo pessoal).

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, participou na tarde do dia 27 de agosto (sexta-feira), do ato “Agressores Não Passarão”. A atividade teve concentração às 17h, com oficina de cartazes no Mercado das Tulhas, no Centro Histórico de São Luís – MA, e depois seguiu em cortejo, até a Fonte do Ribeirão. As manifestantes confeccionaram e exibiram os cartazes cobrando punição aos agressores de mulheres e criticavam a falta de políticas públicas que impeçam o avanço do feminicídio no Estado.

Esteve representando o CRESS-MA na atividade, a conselheira e coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos, Nair Ribeiro. Para Nair, a participação do CRESS no Ato “É parte da estratégia de materialização de um dos pilares centrais do projeto ético-político do Serviço Social, que é a erradicação de toda e qualquer forma de discriminação e opressão. A violência de gênero e doméstica é o tipo de violência que mais atinge as mulheres, especialmente nesse tempo de pandemia. Para nós, assistentes sociais, essa pauta nos toca diretamente, como categoria profissional majoritariamente composta por mulheres e, também, por ser uma das expressões da questão social no cotidiano de nosso exercício profissional. Por isso a importância de comprometer-se e agir coletivamente no enfrentamento dessa violência”. Finaliza, "A vida sem violência é um direito das mulheres".

O ato, bem como a roda de conversa “Violência contra mulher a gente mete a colher”, realizada no dia 24/08, fazem parte da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. O movimento de mulheres e organizações da sociedade civil buscou nessas atividades reagir, denunciar e pressionar pela responsabilização do agressor e as demais violências contra a mulher.

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023