INFORMAÇÕES
Para 2023, reafirmamos o compromisso em defesa do Serviço Social e do trabalho profissional!
28 de dezembro de 2022

FONTE: CFESS

CFESS divulga mensagem de final de ano à categoria.

Card com fundo branco e ilustrações de mulheres traz o texto na letra lilás: assistente social, liberdade é pouco!

Arte: Rafael Werkema/CFESS

Finalizamos este ano com a esperança renovada de que, em 2023, a categoria profissional continue empenhada e firme na luta pela democratização do Estado brasileiro.

Os nossos princípios profissionais se materializam em compromissos ético-políticos e nos comprometem coletivamente com a defesa da profissão e do trabalho com qualidade. Nossas felicitações e desejos de que trilharemos caminhos, cujas rotas foram abertas pelas gerações que nos legaram firmeza de princípios e a autonomia da nossa entidade.

Celebrando as realizações de mais um ano findo, de muito trabalho, ações diversas em parceria com os CRESS, com a Abepss e com a Enesso, com Conselhos de Direitos e de Políticas, Fóruns e Frentes em defesa de Políticas públicas, outros Conselhos de Profissões, coletivos atuantes no campo dos direitos humanos. Foram tantas as labutas, tantas agendas, reuniões, conselhos plenos, Encontros, Seminários, Cursos, que em tudo ficou a certeza, como em Lispector: "liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome". Lutamos sempre, como as/os que nos antecederam, que deixaram exemplos de vida e de referências políticas, teóricas, artísticas, afetivas. Houve vitórias, mas também perdas irrevogáveis. Nossos agradecimentos a quem trilhou os mesmos caminhos e a quem trabalhou para tanto acontecer.

A pandemia da Covid-19 ainda não se foi; nos salvamos pelas vacinas e louvamos a ciência comprometida com a vida. Viva pesquisadoras e pesquisadores, mulheres e homens que dedicam suas vidas à evolução da humanidade. Que a ciência possa mostrar-se pujante e comprometida com o valor da vida e com a emancipação humana. Entraremos em 2023 prenhes de esperança!

Abriremos o ano com uma agenda vibrante, feminista, antirracista, anticapitalista e anticapacitista, para nos acompanhar nos compromissos de luta e de trabalho. E como brinde, presenteamos a categoria profissional com o lançamento de mais duas edições da série Diálogos do Cotidiano: Assistente Social – reflexões sobre o trabalho profissional, com a publicação de textos que buscam oferecer subsídios e provocar debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui com suas análises críticas.

card com fundo branco traz imagens das duas novas publicações do CFESS, o caderno 2 e 3 da série Diálogos do Cotidiano.

São diálogos necessários, para que a profissão se fortaleça e a categoria se enriqueça com as trocas teórico-práticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração e contra todas as formas de expressão dos conservadorismos. Os textos são enovelados por importantes temáticas.

Clique aqui para acessar o Caderno 3 da série

Acesse o Caderno 2 e mais livros do CFESS

A gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social (2020-2023) espera que usufruam da riqueza desses escritos, para que se reverberem em nossas ações. Seguimos construindo estratégias, ancoradas/os em nossas bandeiras de lutas, que se fincam nos movimentos sociais e junto àquelas e àqueles que constroem um projeto de sociedade sem opressão e exploração. São imensos os desafios para ir em busca dessa humanidade livre, mas já afirmamos: não nos calaremos! Inspiradas e inspirados em Elza Soares e MC Rebecca, quando dizem que “desde pequena eu aprendi o que cai do céu é chuva, se quiser ganhar, meu bem, tem que ter luta”. Melhor ir à luta!

Essa é a seiva que alimenta nossos sonhos e nos dá energia para realizá-los nas ações cotidianas. Que possamos estar cada vez mais juntas e juntos, para experimentar a solidariedade, o cooperativismo, o coletivo. Seremos fortes para enfrentar e responder à altura do que somos. Que 2023 traga sua graça e cores vibrantes, ajudando-nos a exorcizar os nossos medos, temores e incertezas. Que se avizinhe o futuro e a volta da nossa alegria. Que venham as Marias, malês e Dandaras para a festa a que nos convidaram!

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023