CRESS-MA
NOTÍCIAS
Piso salarial de assistentes sociais é aprovado em comissão da Câmara
2 de junho de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

Luta agora segue para o próximo colegiado da casa: Comissão de Trabalho.

 

Card com fundo na cor salmão traz a mensagem de aprovação do piso salarial na Comissão de Previdência da Câmara, com imagens do cartaz produzido pelo CFESS em defesa do piso.

 

O Projeto de Lei nº 1827/2019, que dispõe sobre o piso salarial da/o assistente social para uma jornada de 30 horas, teve parecer favorável nesta quarta (31/5) na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados. O CFESS esteve na Câmara desde cedo, se reunindo com a deputada relatora do PL, Andreia Siqueira (MDB/PA). 
 
Além da parlamentar, o CFESS, representado pela assessoria em Serviço Social, também dialogou com as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ) e suas assessorias, assim como com a assessoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), que é autor de um dos 4 projetos de lei que estavam apensados a PL 1827. Após articulação do CFESS e do CRESS-DF, a deputada Laura Carneiro foi solidária ao pleito e teve a iniciativa de solicitar inversão da pauta da comissão, pois o PL 1827/2019 estava no final da lista e poderia não haver tempo hábil para apreciá-lo, já que a sessão se encerraria às 16h. Dessa forma, o PL do Piso Salarial foi apresentado e discutido logo no primeiro momento da reunião. O relatório da deputada Andreia Siqueira foi aprovado por unanimidade.  
 
Para virar lei, o caminho ainda é complexo: além de passar por análise e debate das comissões na Câmara dos Deputados, o projeto de lei ainda seguirá para o Senado e suas comissões. A proposição agora seguirá para discussão na Comissão de Trabalho (Ctrab) da Câmara. Em seguida, caso aprovado, irá para a Comissão de Finanças e Tributação (análise de adequação financeira e orçamentária) e depois, se também aprovado, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (análise de constitucionalidade). Caso aprovada por todas as comissões, a proposição segue para o Plenário da Câmara, antes de passar para as comissões do Senado.  


Card com fundo salmão mostra imagem das assessorias do CFESS no gabinete da deputada relatora do PL do piso salarial.


O prazo para este trâmite é indefinido. “A aprovação na Comissão, ontem, foi um importante passo, ainda que possamos ter entraves orçamentários no futuro. Por isso, a mobilização da categoria deve continuar, por meio do envio de e-mails para deputados e deputadas da Comissão de Trabalho e também nos perfis de cada parlamentar nas redes sociais. Mande mensagem para a deputada e para o deputado do seu estado e venha para essa luta com o CFESS e o seu CRESS!”, convida a presidenta do Conselho Federal, Kelly Melatti. 

 

Clique aqui para ver os e-mails e a composição da Comissão de Trabalho 

 

Melatti destaca ainda que é fundamental a categoria se articular junto às entidades sindicais nos estados e também em âmbito nacional, para fortalecer a luta com outros sujeitos. 
 

O que diz o Projeto de Lei 1827/2019 
 
O PL, com as considerações da relatora, estabelece o piso salarial profissional nacional para assistentes sociais em R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) mensais, reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para a jornada máxima de 30 (trinta) horas semanais para toda a categoria, seja quem trabalha na administração pública, iniciativa privada ou terceiro setor. 

 

Série de vídeos 

 

O CFESS lançou em 2022 uma série de vídeos com informações importante sobre a luta pelo piso salarial. Dividida em quatro episódios, a série de vídeos – narrados e ilustrados – tem o intuito de responder, de forma didática e direta, às principais dúvidas e demandas que chegam ao Conjunto CFESS-CRESS sobre o tema, apontando as possibilidades, os desafios e os limites dessa luta.  

 

Card com fundo cor salmão traz mensagem sobre a continuidade da luta pelo piso salarial da categoria e a mobilização de assistentes sociais.


A ideia é reforçar que esta é uma reivindicação não só de assistentes sociais, e que a caminhada para sua conquista é impactada diretamente pela conjuntura do país, marcada pela retirada de direitos e ataque às políticas sociais. Além disso, a websérie ressalta que essa luta não é responsabilidade de uma ou outra entidade, e sim de vários sujeitos – seja a própria categoria, as entidades representativas, as entidades associativas e sindicais – e que, por isso, requer muita mobilização.  

 

Confira clicando aqui

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026