CRESS-MA participa do III Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e do VII Fórum do Serviço Social na Educação em Franca-SP
16 de novembro de 2023

Fotos para site- seminário internacional de educação

Registro da conselheira Heloisa Helena no evento (Foto: arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), representando pela conselheira Heloisa Helena Carvalho Fonseca, esteve presente durante os dias 07 a 09 de novembro de 2023, no III Seminário Internacional de Serviço Social na Educação: desafios do verbo esperançar e no VII Fórum do Serviço Social na Educação, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca-SP.

Dentre os principais objetivos dos eventos, podemos citar a necessidade de propiciar espaço de reflexão, troca de experiências, organização, mobilização, formação cultural e socialização da produção intelectual de cientistas sociais, estudantes, docentes e profissionais das áreas de Serviço Social e Educação sobre os desafios do reconhecimento da educação como direito humano, subjetivo e política pública na sociedade contemporânea. Participaram dos três dias de evento estudantes da graduação, pós-graduação, assistentes sociais, pesquisadoras/es, gestoras/es e demais pessoas que estudam a temática do Serviço Social e Educação.

Durante sua participação no evento, a conselheira Heloisa Helena pode concluir que infelizmente, a não efetivação da lei 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, ainda é realidade na maioria dos estados. No entanto, considera que a participação do CRESS-MA no evento foi importante, por propiciar a troca de experiências entre os grupos de trabalhos nacionais e o fortalecimento na luta para efetivação e execução da referida lei. A conselheira informa ainda que para 2024, a Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA planeja realizar o III Seminário Estadual da Educação do Maranhão.

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026