CRESS-MA toma posse no Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de São Luís – MA
20 de dezembro de 2023

CRESS-MA toma posse no CMCF

Registro da assistente social Jozeth Andrade tomando posse no CMFC (Foto: arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) tomou posse no último dia 06 de dezembro de 2023, no Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de São Luís – MA, como representante da sociedade civil, para o biênio 2023-2025. O evento foi realizado de forma presencial, no auditório do Centro de Referência Estadual de Economia Solidaria do Maranhão (CRESOL), localizado na Rua do Trapiche, na Praia Grande/Reviver.

O CMCF foi criado pelo Ato das Disposições Transitórias de Lei Orgânica Municipal e atualmente é composto por um conjunto de 24 mulheres, sendo 10 representantes do poder público, 12 representantes da sociedade civil e 02 eméritas. É um Órgão Colegiado de caráter deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Governo e é responsável pela condução da política de direitos das mulheres. Tem a missão de definir, acompanhar e avaliar as políticas públicas que buscam a efetiva valorização da Mulher, na perspectiva de gênero, raça e etnia, para o exercício da cidadania e garantia de direitos.

Representam o CRESS-MA no CMCF, a assistente social Jozeth Marya de Andrade Silva, na condição de titular, e a conselheira da gestão “Resistir e Esperançar” (2023-202) Andreia Carla Santana Everton Lauande, na condição de suplente. Diversas assistentes sociais representam várias instituições dentro do Conselho, inclusive uma membra emérita é assistente social. Durante a cerimônia de posse, destacou-se a relevante contribuição de assistentes sociais que desempenharam um papel fundamental na batalha pela criação do CMFC, entre elas a dedicada profissional Sandra Torres.

A assistente social Jozeth Andrade ressalta a importância do CRESS-MA no Conselho, “Ao CRESS-MA cabe a responsabilidade de integrar diversas frentes de trabalho, incluindo iniciativas como as ações voltadas para o combate ao feminicídio”.

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026

AGENDA CRESS-MA