CRESS-MA participa de reunião do Fórum Maranhense contra a Privatização da Saúde
8 de fevereiro de 2024

Reunião forum maranhense contra privatização da saúde

Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), representado pela assessora especial, Jozeth Andrade, esteve presente no dia 24 de janeiro de 2024, quarta-feira, na reunião de articulação do Fórum Maranhense contra a Privatização da Saúde. A atividade teve como objetivo principal fortalecer a articulação do Fórum em nível estadual, além de designar representantes para integrarem o colegiado da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS).

Durante a reunião, um dos pontos de destaque foi a apresentação feita pela Prof.ª Dr.ª Marly Dias, que realizou um resgate histórico das principais iniciativas do Fórum. Ela abordou temas relevantes como o plebiscito popular contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a resistência à adesão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) à EBSERH e o engajamento no movimento nacional em defesa do direito à saúde. Após as discussões, foram indicados os representantes do Fórum Maranhense para o colegiado da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Além disso, houve um planejamento detalhado das atividades futuras, incluindo a definição de um calendário de lutas sociais, o mapeamento de movimentos sociais com usuárias/os para integrar o fórum local e a identificação das questões mais urgentes relacionadas à saúde no Maranhão.

O CRESS-MA manifesta seu firme apoio às iniciativas do Fórum Maranhense contra a Privatização da Saúde. Esse posicionamento decorre do fato de que a política de saúde atualmente representa um dos principais campos de atuação para uma expressiva parcela das/os Assistentes Sociais no Estado. Além de desempenharem suas funções profissionais, as/os profissionais estão ativamente engajadas/os nas lutas em defesa de uma saúde pública que seja gratuita, universal e de qualidade, e se posicionam firmemente contra todas as formas de privatização dos serviços de saúde.

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026