Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Neste 25 de julho, celebramos o legado de luta, resistência e organização das mulheres negras em todo o continente. A data homenageia Tereza de Benguela, símbolo da resistência quilombola, e marca a memória das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, protagonistas históricas no combate ao racismo, ao patriarcado e à desigualdade social.
É a partir dessa potência que nasce o Julho das Pretas, uma agenda nacional de mobilização iniciada em 2013 e que, em 2025, chega à sua 13ª edição com mais de 600 ações em todo o Brasil. O mês de julho, assim, se transforma em tempo e território de visibilidade política das lutas travadas cotidianamente pelas mulheres negras.
Em um país onde a categoria das assistentes sociais é majoritariamente composta por mulheres — muitas delas negras —, este é também um momento de reafirmar o compromisso ético-político com a equidade racial, de gênero e de classe. A profissão tem papel essencial no enfrentamento das desigualdades e na defesa de um projeto de sociedade baseado no bem viver.
No Maranhão, a agenda do Julho das Pretas destaca:
Pré-Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver no Maranhão
Horário: 15h
Local: Concentração na Praça Deodoro, com trajeto até o Projeto Reviver, Centro – São Luís
O CRESS-MA convida todas as assistentes sociais a se somarem a este momento de afirmação, mobilização e construção coletiva.
Acesse a agenda completa do Julho das Pretas 2025 no link: Agenda-PDF-Julho-das-Pretas-2025
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026