Mesa de abertura do evento com 6 pessoas representantes das entidades ABEPSS, CFESS, CRESS-MS, ENESSO e Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Nos dias 3 e 4 de setembro de 2025, Campo Grande (MS) sediou o 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. O evento reuniu quase 200 pessoas entre assistentes sociais, conselheiras/os e profissionais de comunicação, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Na abertura, destacou-se a importância da Política Nacional de Comunicação como instrumento estratégico da profissão. A presidenta do CRESS-MS, Carmen Barbosa, lembrou que uma linguagem inclusiva e livre de preconceitos é também forma de enfrentar a desinformação.
O seminário trouxe debates atuais:
– Colonialismo digital e inteligência artificial, com alertas sobre racismo algorítmico, plataformização e exploração do trabalho;
– Desinformação e ataques à democracia, analisados como práticas que manipulam dados e opiniões, mas que também podem ser combatidas por iniciativas coletivas e comunicação popular;
– Audiodescrição e acessibilidade, em oficina prática que reforçou o compromisso do Serviço Social com uma comunicação inclusiva.
O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve presente na atividade, representado pela coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho, Camila Castro, e pela assessora de comunicação Marcela Coelho.
As falas convergiram em um ponto: o Serviço Social tem papel central no combate à desinformação e na defesa da comunicação como um direito humano.
As gravações estão disponíveis no canal do CFESS no YouTube, acesse AQUI.
Confira mais fotos abaixo:
Pessoas participantes do Seminário estão sentadas dentro de um auditório lotado (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Três pessoas participam da mesa com o tema “Colonialismo digital, inteligência artificial e algoritmos do preconceito e da exploração”, da esquerda para a direita, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Walter Lippold, o conselheiro do CFESS Ubiratan Dias e a integrante do coletivo Midia Ninja/Floresta Ativista Pamela Ortiz. (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Três pessoas participam da mesa com o tema “Ataque à democracia e a dominação pela desinformação e pelo consumo”, da esquerda para a direita a jornalista e coordenadora executiva do Intervozes Ana Mielke, o conselheiro o assistente social e representante do CFESS no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Leonardo Koury e a presidenta do CRESS-MS, Carmem Barbosa. (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Duas pessoas com deficiência ministram a Oficina sobre Audiodescrição e Acessibilidade em imagens, vídeos e redes, do lado esquerdo, Felipe Mianes, do lado direito, Mylena Rodrigues. (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
As representantes do CRESS-MA no evento, a esquerda Marcela Coelho e a direita Camila Castro estão no auditório participando do Seminário.(Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Assessores de comunicação dos CRESS pousam para uma foto, atrás o banner do 52º encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. (Fotos: CFESS, CRESS-SC e CRESS-MS)
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão “Resistir e Esperançar” – 2023/2026