CRESS/MA realiza encontro estadual. Participantes aprovam moções
29 de maio de 2012

O CRESS 2ª Região/MA, gestão “Na luta sempre”, realizou de 16 a 18 de maio de 2012, na Faculdade Atenas Maranhense a 33ª edição do Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão.

O evento foi marcado por intensos debates e manifestações. Contribuiram com as discussões o Prof. Dr. Valério Arcary (USP/SP), Prof. Dr. Benjamim Mesquita (Mestrado de Economia/UFMA), Profª. Msc. Zaira Sabry Azar (UFMA), Prof. Dr. Frederico Burnett (UFMA), Profª. Dra. Silvane Magali Vale do Nascimento (UFMA), Prof. Dr. Roberto Leher (ANDES/UFRJ), Pe. João Maria Van Dame, (ASP), Prof Msc. Antonio Gonçalves Filho (UFMA), Profª Dra. Sâmya Rodrigues Ramos (Presidente CFESS), Profª. Msc. Lilia Penha Viana Silva (Presidente do CRESS/MA) e representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

No último dia, os participantes aprovaram por unanimidade diversas moções. Duas delas foram de repúdio à ação de desmonte da Política Estadual de Assistência Social promovida pelo Governo Estadual, referindo-se situação enfrentada pela SEDES e a outra sobre o desmonte do Sistema Único de Saúde, via transferência de sua gestão e atividades para o setor privado. Outras duas foram em apoio à greve dos servidores públicos federais de educação superior e à Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

Leia abaixo a íntegra das Moções.

MOÇÃO DE REPÚDIO – Desmonte da política de Assistência Social no Maranhão

MOÇÃO DE REPÚDIO – Desmonte do SUS

MOÇÃO DE APOIO – Greve dos servidores públicos federais de educação superior

Os participantes do XXXIII Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão realizado no período de 16 a 18 de maio de 2012, em São Luís, vem a público prestar apoio aos servidores públicos federais de educação superior em seu processo de construção da greve que é um mecanismo democrático de expressão de luta e resistência da categoria profissional em defesa da universidade pública, laica, de qualidade e da comunidade acadêmica frente à ofensiva neoliberal que põe em risco a Universidade Pública como patrimônio da sociedade brasileira.

São Luís (MA), 18 de maio de 2012.

MOÇÃO DE APOIO – Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Os participantes do XXXIII Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão realizado no período de 16 a 18 de maio de 2012, em São Luís, vem a público prestar apoio a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde na luta contra a privatização da saúde e em prol da revitalização da reforma sanitária formulada na década de 1980, cujo horizonte é a emancipação humana e por uma seguridade social universal, equânime e com justiça social.

São Luís (MA), 18 de maio de 2012.